Iara Maica é artista e designer brasileira de Curitiba, atuando nas artes visuais desde 2009 e pós graduanda em Arteterapia.
Sua pesquisa investiga os atravessamentos entre corpo, representação e linguagem visual, com ênfase no uso expressivo de materiais de demolição, que dialogam com madeira, fotografia e técnicas mistas, compondo contrastes em sintonia com a figuração contemporânea. 
Cofundadora de coletivos artísticos atuantes na cena cultural, realiza exposições individuais e coletivas que propõem reflexões sobre corpo, imagem e dismorfia na contemporaneidade. 
Participa ativamente de projetos colaborativos e debates, destacando-se pelo engajamento em pautas sobre a presença feminina nas artes e pela constante busca de novas narrativas para o corpo e a arte. Acredita no poder do desenho como espaço de síntese e reinvenção do olhar, sempre em contato com o sensível e o político, refletindo sobre a percepção do corpo na sociedade contemporânea.

-
2025 - Participação na exposição coletiva “Rituais do Feminino”, na galeria Multiplo_.
Participação na exposição coletiva “Múltiplas” na galeria Multiplo_; 
Participação na exposição coletiva “ Da construção do mundo”, na galeria Ponto de Fuga;  
Participação roda de conversa com artistas para o projeto “Mulheres Arquivadas” na BPP;  
Artista homenageada no mês da mulher, através do projeto “Mulheres Arquivadas”.
Artista connvidada, no seminário “Diálogos entre artes, estética do cuidado na vida cotidiana, 
pela Univerdidad Nacional de Córdoba;
2024 - Artista expositora e ministrante de oficina no projeto “Modelo Contrata Artista” - Exposição em novembro de 2025 MUMA. Em parceria com a modelo vivo profissional Bruna Sassi,  propõe-se uma reflexão sobre subversão da lógica de exploração da imagem da modelo/mulher nas artes visuais. A proposta se dá pela experiência de 3h de sessão de desenho aberta ao público, enquanto contrapartida social do projeto aprovado via Mecenato.
2024/2023 - Exposição “Dismorfia”, Museu da Gravura da Cidade de Curitiba, em parceria com a artista Stely Marchesini, sob curadoria de Gustavot Diaz.
2022 - Curadora para 20 mostra do Coletivo Figure, Gibiteca de Curitiba;
Artista e ministrante de sessões online de modelo vivo, através do Coletivo Figure;
2019 - Ministrante da oficina de “Processos criativos e desenho com modelo vivo em carvão”, no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França. Em parceria com a Mestra e Doutora em psicologia Ana Paula Pereira, propomos reflexões sobre o corpo por meio da representação da mulher nas mídias e nas artes. A proposta consiste em uma experiência de 3h de sessão de desenho com a modelo vivo e artista Gal Freire, através de técnicas com carvão vegetal e observação, seguido de uma roda de conversa  que aborda o tema sobre o feminino e suas representações;
2009 a 2019 - Cofundadora do espaço Mímesis Conexões Artísticas um espaço colaborativo que ofereceu ao público a realização de oficinas, workshops e aulas de desenho e pintura com modelo vivo, fotografia, música e poesia.
Back to Top